quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

JOAQUIM POPULAR

É estranho ter de esperar aquele sentimento de perda que vai voltar.
O suspiro traz mais um pouco de ar e com ele mais força para continuar.
Então começo a me preocupar e uma lágrima teimosa me põe a chorar.
As vezes rezo para que sem dor ele possa ir, mas rezo mais para ele ficar.
Difícil de acreditar, na idade em que ele está capaz nem d'eu chegar lá.
A verdade deve estar na estrada do luar.
Vá com calma, vá devagar.
A Dona Lia vai te encontrar, com beijos e abraços a alegria vai voltar.
Seu violão lá estará, afinado simplesmente a te esperar.
Com belas canções e poemas o céu vai conquistar.
Com rimas e modas sempre a cantar, brincando com os anjos a duelar:
"O céu tem muita estrela, tem grandes e miudinhas.
O mundo tem muita moça, tem feias e bonitinhas.
Nóis vamô fazê um negócio as feia é sua e as bonita é minha."
Então o Papai do Céu vai demorar a parar de rir do Joaquim Popular.
Agora a saudade é tanta que dá falta de ar e os olhos enchem d'água só de lembrar.

OBS: Escrevi esse poema na noite do desencarne do meu grande avô,
poeta e artista do mato, Joaquim Francisco Cardoso.

ADRIANO MENDONÇA CARDOSO

2 comentários:

  1. Taí uma pessoa que eu gostaria de conhecer!!... Daqui há alguns anos, noutro plano, Seu Joaquim...

    ResponderExcluir
  2. Adriano do céu, q maravilha de texto! Parabéns! Vc é mesmo um guitarrista-compositor, aventurando-se (e realizando-se) pelo mundo das letras! Qta maravilha dedilhada num céu infinito de amor, sentimento, saudade e esperança. As letras se juntaram e formaram uma canção sem som (apenas de olhos) na viagem longe ao céu e a tudo q esperamos de lá - e esperam tbém (os q já se foram). Permita-me dizer q suas palavras formaram uma música de adeus-saudade! As risadas q de lá ecoam sopram ao seu ouvido as idéias de alegria e plenitude do escrito-chão, do ecrito-vazio, do escrito-plenitude q vc, aqui, produz. Os outros textos tbém são lindos (principalmente o primeiro)! Continue, q quero ler sempre! Abraços! Ana Patrícia

    ResponderExcluir